terça-feira, 26 de abril de 2016

EVANGELHO DO DIA (Jo 14,27-31a)

ANO "C" - DIA: 26.04.2016
5ª SEMANA DA PÁSCOA (BRANCO)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.

30Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS
"Cristo nos dá a paz necessária"

Precisamos, todos os dias, revestir-nos dessa paz que vem do Alto, que vem da nossa relação pessoal e de intimidade com Cristo

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração” (João 14, 27).

Amados e amadas em Cristo Jesus Nosso Senhor, a paz de Deus é cura para nossos corações! Por isso, precisamos, todos os dias, revestirmo-nos dessa paz que vem do Alto, que vem da nossa relação pessoal e de intimidade com Cristo na Sua Palavra.

É Cristo que vem até nós, habita em nós e nos traz Sua paz. Essa paz, que vem do coração d’Ele, não nos permite viver perturbados nem aflitos, mesmo que passemos por muitas aflições e enfrentemos diversas dificuldades na vida. Não estou dizendo que a paz de Cristo nos tira das preocupações e aflições que a vida nos dá, pelo contrário, dá-nos uma nova têmpera e um outro dinamismo. Passamos pelas guerras e conflitos, mas não perdemos o essencial: a paz que vem do coração de Deus.

Não podemos deixar que a perturbação dos acontecimentos externos, que as aflições que vivemos na vida direcionem nosso modo de viver, porque, às vezes, ficamos o dia inteiro chorando, lamentando-nos e parece que o mundo acabou. “Ah, meu mundo acabou!”. Não acabou, pelo contrário, ele está cada vez mais vivo dentro de nós quando somos preenchidos pela paz que vem do Senhor.

A paz de Deus, a paz do coração de Cristo vence os medos e os temores que se instalam dentro de nós! Não dá para viver com medo, seguir a vida guiado pelos temores, com medo de tudo e de todos. Vivemos incertezas e divagações.

Toda aflição da vida é momentânea, aquele que está em Cristo passa pelo vale tenebroso da sombra da morte, mas lá mesmo já contempla o horizonte da fé e da graça, porque o Senhor nos conduz pela mão onde quer que passemos, na tribulação que possamos enfrentar, Ele está conosco.

É verdade que a paz de Deus é inquieta, não é aquela onde tudo está bem, que não tem problema. Não é uma fé ou uma paz ingênua. Nós não ignoramos as dificuldades da vida, não passamos por cima dos problemas que enfrentamos, das diversas coisas negativas que estão ao nosso lado. Deus nos dá a paz necessária para sabermos lidar com cada coisa ao seu tempo. Não podemos viver afligidos por aquilo que virá nem por aquilo que já passou. Temos a graça necessária para vivermos o tempo presente!

Que a paz do Senhor esteja conduzindo o nosso coração, para não vivermos as perturbações da vida nem os temores da alma.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: