sexta-feira, 12 de julho de 2019

EVANGELHO DO DIA (Mt 10,16-23)

ANO "C" - DIA: 12.07.2019
14ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.

18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.

21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Precisamos ser pessoas simples"

“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mateus 10,16).

Estamos no mundo maldoso, perverso, enganador e cercado de lobos ferozes, mas isso não é para nos atemorizar, pelo contrário, é para nos manter alertas, vigilantes, atentos e cuidadosos.

Um discípulo de Jesus não pode ser uma pessoa ingênua,isto é, viver com ingenuidade. Precisamos ser simples como as pombas, não podemos nem precisamos complicar a vida. Algumas pessoas têm o dom de tudo complicar: um problema ela transforma em vários problemas; uma coisa que é pequena ela torna grande; uma situação que pode se resolver com paciência e entrega, a pessoa já fica desesperada, cria todo um pânico, pavor, faz um alarde.

Sabemos que monstros não existem, mas criamos muitos deles, pois transformamos “bichinhos, lagartinhos” em verdadeiras monstruosidades para a nossa vida, assustamo-nos com coisas pequenas. Não é as coisas lá fora que estão complicadas, é dentro de nós que as coisas se complicam. Por isso, o Reino de Deus quer e precisa fazer de nós pessoas simples. Não é a simplicidade do simplório, daquela pessoa que não se cuida, é a simplicidade de enxergar o mundo com humildade, com os pés no chão, com a simplicidade necessária. 
É a simplicidade de enxergar o mundo com humildade, com os pés no chão, com a simplicidade necessária

Ao mesmo tempo, precisamos ser prudentes. Não podemos deixar a ingenuidade tomar conta do nosso coração. Precisamos estar vivos, ligados à esperteza, mas não é a esperteza de passar a perna nos outros, é a esperteza daquele que sabe usar a prudência, daquele que está atento com as coisas que estão acontecendo, que não se deixa levar por qualquer conversa e situação; não se deixa envolver em coisas complicadas; daquele que examina, coloca prudência, temperança naquilo que faz. Pois, simplesmente diz: “É Deus que fará. Deus que dirá”.

A pessoa precisa saber se determinar na vida. O Reino de Deus cria têmpera em nós para sabermos lidar com as situações adversas e complicadas da vida.

Peçamos, hoje, essa graça ao Senhor, em meio aos “lobos” com os quais convivemos, no meio do mundo onde nós vivemos, precisamos ser simples, prudentes, determinados e atentos, mas jamais ingênuos diante das situações da vida.

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Canção Nova

Nenhum comentário: