segunda-feira, 29 de agosto de 2022

EVANGELHO DO DIA (Mc 6,17-29)

ANO "C" - DIA: 29.08.2022
22ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERMELHO)
MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.

21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu te darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.

24Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João.

O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Permaneça na verdade do Senhor"

“Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava” (Marcos 6,20).

Meus irmãos, hoje, estamos comemorando a memória do martírio de São João Batista. Foi um santo, e é um santo, tão importante para nós, que comemoramos o seu nascimento e o seu martírio. De fato, João Batista marcou também a história da salvação, porque ele preparou o caminho do Senhor. E o quanto nós aprendemos com São João Batista!

Hoje, comemoramos o seu martírio, e o Evangelho de hoje narra o seu martírio, narra como foi a sua entrega. João Batista não fez pacto com Herodes, não fez pacto com a mentira, mas já tinha feito pacto com a verdade e, por isso, denunciou que Herodes estava com a esposa do seu irmão, e aquilo não era permitido. João Batista tinha pacto com a verdade! E o quanto nós precisamos, meus irmãos, é também permanecer na verdade, fazer o nosso pacto com a verdade, porque, afinal, a verdade liberta.

Infelizmente, Herodes se deixou ludibriar pela dança, estava ali embriagado ─ e, quando nós estamos fora de nós, o que acontece? Pecado em cima de pecado! Foi o que aconteceu com Herodes, e ele chegou a prometer metade do reino. E olha só que coisa mais descabível! Fez isso por causa de uma dança, porque estava sem Deus, porque havia se embriagado. Meus irmãos, precisamos estar inteiros em Deus para tomarmos as decisões corretas, não nos deixar levar por nenhum vício, como fez, infelizmente, Herodes.
Para alcançar a santidade, busquemos também a humildade e a verdade

João Batista permaneceu com a verdade, pregava a verdade e não se deixou levar pela autoridade mundana de Herodes. Por quê? Porque João Batista tinha uma autoridade espiritual – e você também tem uma autoridade espiritual; quem é filho de Deus, quem é batizado, possui uma autoridade espiritual. Por isso ele denunciou e permaneceu com a verdade. Pelo batismo, temos também uma autoridade espiritual.

E são muitos os Herodes que nós vemos por aí e que precisam de correção, precisam ser corrigidos. Que eu e você possamos ser, a exemplo de João Batista, esta luz, esta voz que alerta a respeito do caminho correto, do caminho que é Jesus, da salvação que é Jesus. João Batista, um homem íntegro, um homem penitente, um homem da verdade, um homem que é um exemplo para nós.

Permaneçamos na verdade, sejamos íntegros e saibamos qual é o nosso lugar. João Batista também sabia qual era o lugar dele, não apontava para ele, apontava para o Cristo.

Que a minha vida, que a sua vida também apontem para o Cristo. João Batista, um homem humilde, o homem da verdade, um homem da coerência que viveu a santidade.

Para alcançar a santidade, busquemos também a humildade e a verdade.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Márcio Prado
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: