sábado, 17 de dezembro de 2022

EVANGELHO DO DIA (Mt 1,1-17)

ANO "A" - DIA: 17.12.2022
3ª SEMANA DO ADVENTO (ROXO)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi.

Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.

12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Você faz parte da família de Cristo!"

“Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo” (Mateus 1,16).

Meus irmãos, nos aproximando ainda mais da grande festa do Natal do Senhor. Hoje, o Evangelho fala da genealogia de Jesus, da Sua origem, dos Seus antepassados.

É interessante que, aqui, a Sagrada Escritura — e Deus, é claro —, valoriza cada pessoa. Se, no nosso mundo, infelizmente, excluímos alguns ou muitos, a Palavra de Deus ou o próprio Deus não exclui ninguém.

O Cristo, o Filho de Deus, nasceu numa família. Ele é considerado o Filho de Deus por que foi o enviado? Sim! Por que as profecias falavam a respeito d’Ele? Sim! É o Filho de Deus, mas quando Jesus vem até nós e assume uma família, Ele assume também a humanidade. Jesus é o Filho de Deus, mas Ele é Filho também de uma humanidade. Ele cresceu, se desenvolveu, viveu uma cultura; Ele revelou o rosto do Pai com a Sua vida.

Ao olharmos para a genealogia de Jesus, vamos perceber muitos santos e pecadores, a presença de homens, mas a presença também de mulheres. Hoje, graças a Deus, melhorou a nossa consciência com relação à presença das mulheres, mas, desde a Sagrada Escritura, desde dois mil anos atrás, já se valorizava a presença feminina, a presença da mulher.
Somos da família de Cristo, e, cada vez mais, que Ele nos santifique com a Sua presença

Presença de homens, presença de mulheres, presença de pecadores. Na genealogia de Jesus também constam homens de Deus, e homens não tão assim de Deus, mas foi ali, naquele meio, que Jesus nasceu, para dizer o seguinte: que o Senhor pode nascer, e Ele nasce também na minha família e na sua família não tão santa assim.

E é uma graça, Ele veio até nós, o Santo, para nos santificar. Ele veio até nós pecadores, homens, mulheres, para nos abençoar.

Tenhamos um coração grato a esse nosso Deus que veio até nós, que é o Filho de Deus, mas que é o Filho também da humanidade, que se envolveu conosco, não para ficar impuro, mas Ele veio até nós para nos purificar.

A nossa gratidão a esse Deus que se encarnou e que veio habitar entre nós, que teve uma família, que tem uma família. Somos da família de Cristo; e, cada vez mais, que Ele nos santifique com a Sua presença!

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Márcio Prado
Sacerdote da  C. Canção Nova


Nenhum comentário: